Segundo a ANDIFES, estão sendo realizadas pesquisas na UFSCar (Universidade de São Carlos) sobre os impactos do videogame nos tratamentos médicos. Foi descoberto que através da Realidade Virtual é possível auxiliar no desenvolvimento das capacidades motoras, lúdicas e cognitivas, além de ser um ótimo incetivo para o tratamento, pois é muito mais legal e eficaz fazer algo divertido, do que participar de um tratamento chato e cansativo. Foram apontadas também pesquisas que demonstram uma tendência de crescimento da utilização da RV como ferramenta para reabilitação.
Como estes equipamentos de Realidade Virtual utilizados pelos pesquisadores são muito caros e muitas vezes indisponíveis no mercado, eles resolveram utilizar o console Wii como uma alternativa barata para as pesquisas. O principal jogo analisado pela UFSCar, atualmente, é o de Boxe para Wii, pois exige uma atividade física moderada, sendo possível analisar e corrigir necessidades de treino de equilíbrio, fortalecimento muscular, aumento de coordenação motora, entre outros. Uma boa notícia para os viciados em videogame, logico que nos últimos anos o Wii tem ficado meio desinteressante para muitos Gamers, mas há outras alternativas como o Kinect para Xbox 360 e o Playstation Move para PS3. Claro que eles não substituem uma atividade ao ar livre, como aquelas corridas no parque pela manhã ou até mesmo aquela "pelada" com os amigos no fim de semana, mas os videogames da atual geração vêm se mostrando grandes aliados na saúde.
Para quem quiser saber mais a respeito da pesquisa ou até mesmo participar dela, basta clicar no link:
http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6735:pesquisa-realizada-na-ufscar-analisa-os-impactos-dos-video-games-de-imersao-no-sistema-cardiaco-&catid=58&Itemid=100012
Nenhum comentário:
Postar um comentário